Um episódio de seleção natural

Erechim, 28 de janeiro de 2013

      Acabo de acordar no meio da noite e presenciar a seleção natural acontecendo...
      Ao acender a luz do quarto, avistei dois mosquitos na parede que fica na cabeceira da cama. Então, me aproximei lentamente e os matei. Apaguei a luz e deitei. Após alguns segundos, o Gui levantou e saiu do quarto, deixando a luz acesa. Aí percebi que havia um terceiro mosquito. Esse estava mais afastado, escondido, por isso não o havia notado antes.
      E o que a seleção natural tem a ver com isso?
      Nesse caso, o comportamento dos dois primeiros mosquitos - de permanecerem próximos à comida, ou seja, eu - os levou à morte! Enquanto o comportamento do terceiro mosquito - de procurar um lugar mais afastado do alimento - garantiu sua sobrevivência. Quando me aproximei para matá-lo, ele conseguiu escapar e se escondeu.
      Depois do "episódio", perdi o sono, como de constume, e tive que sair da cama.
      Quando eu voltar espero encontrar o "Espertinho"!

Mais tarde...

      Ainda não consegui dormir...
      Estava pensando no Espertinho e se seu comportamento foi apenas coincidência ou se foi uma decisão consciente...
      Eu acredito que os animais pensam - claramente, algumas de suas atitudes mostram isso! As pessoas costumam chamar essas atitudes de "estinto", mas o que é esse estinto, senão um animal pensando no que vai fazer para sobreviver? O homem chamou de estinto porque quer se achar especial, quer ser o único animal que pensa... (Coisa da igreja, claro!)
      Um fato que prova isso é o próprio nome da nossa espécie: Homo sapiens. Mas só o homem é sábio? Não existe nenhum "Elephas sapiens" ou um "Pan sapiens", mas sabemos que elefantes e chimpanzés são animais muito inteligentes!
      Enfim, o homem tem que ser especial, afinal "foi criado a imagem e semelhança de Deus".
      Rá-rá!

Nota:

      O Espertinho sobreviveu! Não o encontrei em lugar algum... Dormi sem cobertas porque estava quente. E pra ele se alimentar, afinal, ele mereceu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário