Polêmicas da humanidade: Deus existe?

Em primeiro lugar: sou ateia. Se você é um cristão ou religioso fervoroso, recomendo que não leia o que vou escrever a seguir. Não estou tentando convencer ninguém, nem pregar o ateísmo por aí. 

Ao contrário da minha conduta (de não pregar o que eu acredito - ou deixo de acreditar), constantemente as pessoas me falam sobre Deus e tentam me convencer que ele existe. Apesar de ser totalmente desnecessário, eu sempre escuto todos os argumentos da pessoa. E entre os argumentos (ou seria o único argumento?) está: "Porque, qual seria o sentido da vida se não existisse um Deus?". E não podemos esquecer daquele "E quando uma pessoa que tinha tudo pra morrer (por um acidente grave ou uma doença rara) sobrevive. Qual a explicação, senão um milagre de Deus?".

Nesses dois argumentos eu baseio minha principal ideia: 

Deus foi inventado pelo homem para que sua vida tivesse sentido e para explicar coisas inexplicáveis.


Houve uma época na história da humanidade em que paramos de gastar tanta energia buscando alimentos, e sobrou energia para outras coisas importantes, como pensar. Imagine-se naquela época: tudo era desconhecido (a não ser aquelas coisas essenciais para a sobrevivência) e, de repente você começa a pensar e a perceber melhor as coisas ao seu redor (claro que não foi "de repente", só estou criando um ambiente mais fácil para imaginar). Então você vê a chuva caindo do céu e pensa: "Por que a água cai do céu?". Então vem um trovão, e você pensa: "De onde veio isso?". E a resposta deve ter sido: "Alguma coisa maior e mais poderosa do que nós, porque nós não conseguimos fazer isso". E, assim, Deus nasceu.

Nós somos, por natureza, animais muito curiosos. Gostamos de observar e tentar explicar as coisas, para que elas façam algum sentido. E quando nos falta a explicação, é mais fácil aceitar uma coisa totalmente abstrata do que ficar sem nenhuma explicação. Com o tempo, a Ciência vem desvendando alguns desses "mistérios divinos". Hoje sabemos por que a água cai do céu, e sabemos de onde vêm os trovões. Mas algumas coisas ainda permanecem sem explicação, como, por exemplo: Por que uma pessoa que tinha tudo pra morrer sobrevive? Eu diria que a resposta é "sorte", ou melhor, o acaso. Mas muitos preferem acreditar em milagres. Não os julgo por isso, porque sei da necessidade do ser humano em ter explicações para as coisas. 

E ainda tem o tal do sentido da vida... Por que estamos aqui, se não para cumprir uma missão de Deus? Bom, estamos aqui porque, por puro acaso e um pouco de sorte, um ser evoluiu formando o ser humano. E quando nossas mães e nossos pais tiveram relações sexuais nós, por puro acaso e um pouco de sorte, fomos mais rápidos ou mais resistentes e chegamos ao óvulo primeiro. Assim nós nascemos, vamos viver e morreremos um dia. E acabou. Era isso. Não precisa de explicação, nem ter um sentido. 

Por fim, respondendo à pergunta do título: Sim, Deus existe. Existe porque o homem o inventou para conseguir viver sua vida sem dúvidas e angústias, mas cheia de sentidos e explicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário