"Ilustração científica" - Pica-pau-do-campo

      Segundo desenho e, olha, é uma ave! Juro que o próximo vai ser outra coisa... Peguei umas dicas de como pintar com uma amiga e não tem mais aqueles rabiscos do desenho anterior. Com isso percebi que tenho que praticar bastante, para melhorar cada vez mais!
      Escolhi o pica-pau-do-campo porque eu sempre via um ou dois caçando insetos no gramado da URI e acho o canto deles bem engraçado.



Pica-pau-do-campo (Colaptes campestris

      Também é conhecido como chã-chã. Possuindo 32 centímetros, essa espécie é facilmente identificável por conta da sua coloração; tem os lados da cabeça e do pescoço amarelos, assim como o peito, o alto da cabeça e a nuca são negros, da mesma forma que o bico e os tarsos, manto e barriga barrados e o baixo dorso é visivelmente branco ao voo. 
      Alimenta-se de insetos, principalmente formigas e cupins. A secreção de sua glândula mandibular é como uma cola que faz com que a língua funcione como uma vara de fisgo para capturar os insetos. Habita campos e cerrados, vive em casais e, às vezes em pequenos grupos. Terrícola, costuma capturar insetos no solo, mas ao se sentir ameaçado procura árvores ou grandes pedras para se proteger.

Estado de Conservação: Pouco Preocupante

Fonte: wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário