Como um livro e algumas críticas podem mudar seu pensamento

 Acabo de ler o livro "Histórias Impublicáveis Sobre Trabalhos Acadêmicos e Seus Autores" de Efraim Rodrigues. Muito engraçado. Rá. Rá. Sério. É engraçado. Mas achei meio triste. Me fez refletir sobre todo meu trabalho acadêmico até agora (4 anos de iniciação científica e o trabalho de conclusão de curso). Será que tudo o que eu fiz até agora serve pra alguma coisa? Sim, claro!! Serviu pra me ajudar a crescer. Mas será que serve pra alguma coisa além disso? Acho que não. 
 O primeiro laboratório que trabalhei, tinha um ritmo frenético. Então, meu primeiro projeto de pesquisa não foi muito bem discutido. Só fui ouvir falar em "hipótese" uns três anos depois. Acho que a isso se deve minha incapacidade de elaborar hipóteses e de seguir o método científico. Dois dos revisores do artigo (que foi rejeitado) usaram o termo "tautologia". Primeiramente, obrigada por me apresentarem uma palavra nova! Também agradeço por abrirem meus olhos com relação a esse defeito. Realmente, por não saber elaborar hipóteses, eu vejo meus resultados e os coloco lá na introdução, fazendo de conta que eu tinha uma hipótese! Espero nunca mais repetir isso!
 Enfim. Preciso repensar meu projeto inteiro. Se vale à pena. Se é relevante. E preciso focar no trabalho. Tinha criado alguns projetos paralelos pra aproveitar as noites livres, mas agora decidi que vou arquivar eles por hora e focar no que eu tenho que fazer!
 Estou escrevendo isso pra eu ler de novo daqui um tempo e ver se realmente eu fiz o que disse que ia fazer. É uma forma de ver como mudei. Por exemplo: aquele post sobre os mosquitos! Que viagem foi aquela? Seleção natural tem mais a ver com a reprodução do que com a sobrevivência. Mesmo querendo voltar no tempo e me estrangular, encaro de forma positiva, vendo o quanto eu evoluí. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário